terça-feira, 10 de novembro de 2009

Noite da soneca

Minha bebê está crescendo!!!! Sexta-feira dormiu fora de casa, vê se pode? Calma, não estou falando da Beatriz, hehehe. Estou falando da minha bebezona que 6 anos que está cada dia mais independente...

Então... na sexta-feira rolou a “Noite da Soneca” na escola. A bagunça foi organizada pela escola especialmente para as crianças do 1º ano, como uma forma de despedida, pois no ano que vem eles terão que mudar de escola. Foram 3 turminhas de 1º ano (cerca de 60 crianças!!!) assistidas pelas respectivas professoras e assistentes. Cada criança ganhou uma listinha de coisa que deveria ser levada para a noite da soneca. A Clarinha já sabia de cor a tal listinha e juntas, nós organizamos a malinha. Ela levou:

- Colchonete e roupas de cama

- Pijama e pantufa

- Escova de dentes

- Lanche reforçado para a ceia

- Lanterna para caça ao tesouro

- Roupa para o dia seguinte

- Ursinho para dormir abraçada

Ela estava numa ansiedade só! Preparou tudo com muito carinho, conferiu tudo e juntas fomos para a escola. Chegando lá, o clima já era de festa. Os colchonetes estendidos, as coisinhas arrumadinhas, pais tirando fotos, crianças correndo e gritando. Deixei a caminha dela arrumada, a malinha ajeitada e fui para casa com o coração apertadiiiiiiiinho.... chegando em casa, me toquei que tinha esquecido o celular no trabalho. Nossa, que desespero!!!! E se ela chorar e quiser voltar para casa?? Como eles vão me achar? Voltei correndo para o trabalho para buscar meu celular é claro. Durante toda a noite fiquei pensando nela. No que ela estaria fazendo, se estaria se divertindo, se dormiria facilmente, se sentiria minha falta, se choraria... pensei até em ligar para a escola para saber como estava tudo, mas pensei que seria melhor não ligar, pois de repente ela poderia sentir saudades e estragar a noite tão esperada. Bom, a noite passou e eu não recebi nenhuma ligação. Fui dormir com o coração apertado, pois estava frio e o colchonete era fininho... será que a minha pequena dormiria bem? Será que sentiria frio? Será que acordaria no meio da madrugada sentindo falta de casa? Será que faria xixi na cama e ficaria morta de vergonha? Será, será, será....

No dia seguinte, o pai dela que a buscou, pois já estava combinado que eles passariam o sábado juntos. Logo cedinho ela me ligou contando que foi muito legal, que eles se divertiram muito, que teve caça ao tesouro, show de talentos, desfile de pijamas e que eles foram dormir meia-noite e meia!!!! Estava toda feliz!! Na hora senti um alívio imenso!! Tudo tinha dado certo e minha pequena teve uma experiência incrível para uma menina de 6 anos!

Nessas horas a gente se dá conta em como o mundinho das crianças se amplia em tão pouco tempo. Quando são bebês, o mundo deles se resume à mamãe, parece que nada mais importa e as pessoas se dividem em: “mamãe” e “não é a mamãe”. Já na idade da Clarinha, os amiguinhos são muito importantes. Se ela está brincando com uma amiga, nem lembra da minha existência e é capaz até de dormir fora de casa!! Gosto muito de ver essas pequenas conquistas, esses pequenos passos em direção à independência. Afinal de contas, o objetivo é esse: dar o máximo de segurança para que eles possam trilhar seus próprios caminhos pelo mundo.

3 comentários:

Nanda disse...

Gente, que idéia divertida a da escola! Fantástico para os pequenos, uma tortura para os pais, né? Acho que me sentiria assim como você, nesse aperto para deixar voar, mas minha sogra já diz que a gente cria filho pro mundo, não pra gente. Mas dói, né? Beijão!

Luna disse...

Oi, Nanda!! Realmente a noite foi muito agoniante para mim. Ficava com o coracao apertadinho pensando nela acordando de madrugada (coisa que nunca acontece, diga-se de passagem) e sentindo falta de casa. Pensando se ela choraria baixinho de vergonha se fizesse xixi na cama. Credo, foi horrivel!! Ainda bem que deu tudo certo e ela amou!!! As criancas estao ate pedindo para que tenha outra farra dessas!!

Beijos!!

Luciana disse...

Luna! To aqui babando com essa atividade! Muito legal!!! Tambem sentiria o mesmo aperto no coração, mas no final vc disse tudo... a gente cria nossos filhos pra serem independentes e capazes de fazerem suas proprias escolhas...

Mas adorei de qualquer forma! Beijos!